Foto: Rian Lacerda (Diário)

A sexta-feira (8) começou gelada e com céu encoberto na região central do Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, um ciclone extratropical na costa gaúcha, que já provocou chuva ontem, sem acumulados significativos, mantém a nebulosidade durante boa parte do dia, mas sem previsão de chuva.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo Verardo, no período da noite, o frio aumenta e o céu já vai estar bem mais limpo em relação à manhã. A máxima hoje em Santa Maria não deve passar dos 12 °C a 13 °C.
O fim de semana será marcado por tempo firme e ensolarado, impulsionado pela entrada de uma forte massa de ar polar. Sábado (9) e domingo (10) vão ser dias gelados, com sensação térmica ainda mais baixa devido ao vento leste e sudeste. No sábado, a mínima prevista é de 6 °C e a máxima de 14 °C. No domingo, o amanhecer deve registrar entre 4 °C e 5 °C, com máxima em torno de 15 °C.
Na próxima semana, o tempo segue seco e sem chuva. As temperaturas permanecem baixas no início dos dias, com máximas se elevando gradualmente, mas sem alcançar os 20 °C. Segundo o meteorologista, o frio intenso deste período é mais característico de julho do que de agosto.
— Se preparem, porque principalmente nesta sexta e no final de semana o frio ganha bastante força em boa parte do Rio Grande do Sul — reforça Verardo, destacando que a massa de ar polar também deve atingir Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.